sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Regresso


Esta semana estive bastante caladinho. Felizmente para alguns de vocês que não tiveram que me aturar (risos) … estive de viagem.

Nada de especial, depois de algumas horas de avião e mais 1.400 kms de carro estou de regresso quatro dias depois, só um pouco mais cansado.

A coisa não correu bem nem mal, somente aconteceu e tudo fruto de uma tal senhora chamada de “crise” que também lá fora acontece. Senti-me em casa, de verdade.

Parecia estar eu em Portugal, não fosse a línguagem ser diferente e aliada a uma paisagem mais plana. As mesmas razões, as mesmas reclamações. Políticos corruptos para aqui, malvados dos bancos para ali, etc, etc, os mesmos “cavaletes” bem fundamentados que por cá se houvem.

Ah… uma novidade… somos noticia em França e no Benelux e claro pela pior razão. Não, não é pelo “deficit” pois isso também eles lá têm. É pelas SCUT. Sim que por lá também há televisão, internet e todas essas “modernices”. (risos)

O pior é que eu não lhes conseguia explicar o porque de terem eles de pagar portagem nas SCUT construídas com dinheiros da CEE e modéstia aparte, o meu Francês até é excelente. Também não compreendem aquela “cena” de terem de comprar um aparelho na fronteira e muito menos o facto de não haver portageiros.

Mas qual portageiros qual quê? Isso é coisa de País pobre com alto nível de desemprego e por cá as coisas são bem diferentes. E se não quiserem cá vir passar férias, o pessoal passa bem sem eles. (risos)

Enfim…! Abdiquei do tema na primeira aberta e francamente já estava farto de ser martelado e sem culpa nenhuma. Já não chega o nosso justificado esgotamento nacional e ainda apanho lá fora com as mesmas histórias? Dassssssssssss!!!!!!!  (risos)

Talvez por isso, permiti-me hoje transcrever os 10 mandamentos do optimismo e esta semana, vou tentar seguir á risca estes preceitos. Aqui vai:

1- Hoje é o dia mais importante da tua vida. Não o sobrecarregues com lembranças dolorosas de ontem, nem com temores covardes do amanhã. Vive o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.
2- Constrói tu mesmo a tua vida. Não permitas que opiniões e erros alheios te conduzam ao fracasso.
3- Irradia amor, carinho e simpatia. Não guardes os teus tesouros espirituais, pois, quanto mais alegria e amor espalhares, mais feliz serás.
4- Não esperes pelos outros. A tua grande fonte de energia está em ti mesmo, se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.
5- Sê pontual, sincero e exigente contigo mesmo. Quem não se disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por se destruir e lembra-te que o tempo deve ser usado com sabedoria.
6- Cuida de teu corpo e de tua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se reflectirão no outro, os dois merecem, igual cuidado. Alimenta a tua mente com pensamentos positivos e saudáveis para que seja reflectido no teu corpo.
7- Tem paciência. Jamais duvides da continuidade da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo para agir. Não tenhas pressa, tudo tem o seu tempo.
8- Foge da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios dos desequilibrados e o equilíbrio na vida é um bem inestimável.
9- Faz diariamente uma avaliação de tua vida. Vê aquilo a que realmente deves dar importância, se não estás desperdiçando o teu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.
10- Ao tomares uma decisão consciente e livre, jamais te afaste dela. Sê seguro nas tuas decisões. Saber querer é a base para vencer.

Com optimismo tudo se resolve!

Jota

4 comentários:

  1. A lei da atracção é sem dúvida uma força poderosa. Nem sempre é fácil mante-la presente no nosso dia (a positiva, neste caso)... Pois existem sempre aquelas "forças" que nos iludem apenas a ver o lado negativo das situações, a pintar apenas de negro as muitas "telas" da vida. É muito dificil ignorar essas muitas "bofetadas" da vida e seguir em frente com um sorriso nos lábios sem reclamar... mas, mesmo assim, vou continuar a seguir (pelo menos alguns) principios desta lista que nos trouxe. (coisa que já faço naturalmente, pois estou convicto que sou um optimista por natureza, mas com algumas reservas, claro...)
    Obrigado Jota, e um Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Gostei, francamente, deste Post. Principalmente dos 10 mandamentos... (sorrisos)
    Veriofico que está naquele "fio da navalha" que o pode alavancar para um escritor de Blog (é a isso que me refiro)... Só espero e desejo que não se esqueça disso, de que tem jeito, e muito, além de um humor digno de ser lido, por outros, e relido pelo prórpio, porque nos faz bem à alma, ler o que escrevemos, nem que seja para repensarmos ou rirmos de nós mesmos.
    Abraço e Obrigado por Ontem. A repetir.

    ResponderEliminar
  3. (risos) Obrigado FM.
    Quanto a "ontem", tem de ser obrigatorio repetir não uma mas várias vezes.

    ResponderEliminar