sábado, 2 de outubro de 2010

Alguém me explica por favor?


Ontem á noite passou na RTP1 um documentário sobre “Portugueses no mundo”, gente mais ou menos desconhecida (pelo menos para mim), que na peça deu a conhecer a cidade de Nova York.
No Central Park existe um monumento de arte publica reproduzido em mosaico de Pompeia, no exacto local onde foi morto o saudoso John Lennon e a ele dedicado e inaugurado na data do seu 45º aniversário, denominado Strawberry Fields da autoria de Bruce Kelly.
A dada altura um dos cicerones o Sr. João Crisóstomo, antigo mordomo de Jacqueline Kennedy (esta eu não sabia), entendeu-se de palavras mais ou menos duras com um Americano sobre a origem do referido mosaico.
O primeiro dizia com orgulho bem radicado que era de origem Portuguesa e por nós doado, o outro falava que era de origem Italiana doado por calceteiros da cidade de Nápoles. Fiquei na mesma!!!!!
Pode parecer sem importância mas até não é.
Pelo menos para mim, Português arrebatado e Nortenho que por razões profissionais viajo amiudadamente para o estrangeiro e que, na primeira oportunidade (tal ave de rapina procurando presa), publicita este nosso belo jardim e tudo o que de bom que cá existe (FCP incluído).
As misérias tais como, a corrupção, o compadrio, os políticos que temos, a baixa qualidade de vida, as desgraças que vou vendo á noite pelas ruas das cidades com pessoas a dormir ao relento, o aumento de preços embora a inflação se mantenha mais ou menos estável (estranho), etc, etc, etc, essas discuto-as cá dentro e com as fronteiras encerradas. A minha mãe ensinou-me que os problemas familiares resolvem-se á porta fechada.
A RTP que é paga por mim (e outros como eu) deveria, no mínimo como nota de rodapé ter resolvido a questão (ou não), e através de informação adicional resolvido este problema que passou a aperrear-me.
Resumindo, alguém me sabe dizer, se o dito monumento foi então doado pelas gentes Portuguesas ou pelas Italianas?

Jorge Silveira

7 comentários:

  1. Pois, boa pergunta! Não sei mas fiquei curioso...
    Olhe que bem lhe fica escrever... E, Jota, quer saber a melhor parte!? Mesmo que não queira eu digo. (risos)
    Vai adorar reler-se... daqui a uns tempos. (mesmo discordando ou não do que escreveu)
    Abraço e toca a continuar...

    ResponderEliminar
  2. (risos)
    Fm você meteu-se numa .......
    O problema é que eu gosto de desafios. (risos)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bem,fazendo uma rápida pesquisa no google penso que talvez o contributo tenha vindo dos 2 países. O que encontrei informa que o desenho do mosaico foi criado por uma equipa de artistas italianos logo o material pode ter vindo de Portugal... sobre isso não encontrei fonte fidedigna.

    Continue com os textos que eu gostei de saber a novidade

    ResponderEliminar
  4. Marisa,
    Posteriormente também pesquisei e a informação que consegui foi +/- a mesma.
    No Wikipedia diz mesmo que foi oferecido por Italianos de Nápoles.
    Até prova em contrario, esta informação é a disponível e tomada como verdadeira.
    Obrigada,
    J

    ResponderEliminar
  5. O Domingo é um excelente dia para escrever... Principalmente quando o tempo se faz de convidado... (sorrisos)

    ResponderEliminar
  6. Domingo é complicado FM.
    Dia dedicado á família, sempre á espera para nada fazer. (risos)

    ResponderEliminar
  7. Faz muito bem... Eu hoje é que estou de folga, com o comando de televisão preso às gravações de docimentários "por ver"... A Deusa num curso e o puto também de "folga" dos pais... Só aguardo, agora, pela hora do jogo... o do regresso do SLB. (risos)
    Bom resto de Domingo.

    ResponderEliminar