terça-feira, 19 de outubro de 2010

Amizade


Tenho tido alguns jantares de amigos por esta vida fora, daqueles que se fazem para reencontrar velhas amizades e conhecimentos perdidos no tempo e alguns deixaram-me muito boas recordações.

Quando os trilhos da vida nos levam para outras paragens diferentes das dos nossos amigos de infância, no dia do reencontro, o tema de conversa é normalmente centrado no “o que fazes”, “o que é feito de ti”, “estás casado”, “quantos filhos”, “estás mais gordo ou mais magro”, “mais careca” (como se não tivessemos espelhos em casa). (risos)

Acabada esta a troca de galhardetes, o diálogo é quase sempre direccionado e centrado nos tempos vividos e passados juntos em outras épocas. Nada de mais pois recordar é salutar e tonificante e ainda mais, se essas recordações são marcadas pelas diabruras que confeccionámos ao longo do tempo durante o nosso crescimento.

Mas o que me leva a escrever esta narração é o facto de ontem ter tido um jantar para o qual fui convidado, não de velhos, mas de novos amigos, e o facto de ter tido uma sensação deveras estranha. Senti que a alguns dos presentes os conhecia já há bastante tempo.

Não sei se foi o facto de me terem integrado quase de imediato no seu grupo como se á sua velha guarda eu pertencesse há já bastante tempo, não sei se foi o teor da conversação á mesa, só sei que não sei o que foi.

De uma coisa eu tenho a certeza, é que me senti bastante bem e que por algumas horas consegui esquecer alguns problemas que me atormentam há algum tempo, talvez tempo demais até.

Consegui rir de mim e dos outros, falar de mim e dos outros, conversar sem preconceito, falar de presente e de futuro, ter conversa inteligente (raro em mim) (risos), basicamente consegui descomprimir como já não o fazia há algum tempo.

Façam-me o favor de não fazer conotações erradas com a rosa que está no topo desta narração e todos sabem de que foto a tirei. Essa rosa não tem nada de bichanado, ok?
Atenção a isso. (risos)

A rosa amarela tem sido o símbolo da amizade ao longo das eras e o seu significado remonta á mitologia Romana. Neste momento é a forma que tenho para agradecer aqueles meus novos amigos pela forma como me acolheram no jantar de ontem.

O termo amizade significa criar laços e como alguém disse, “só se aprende o que é amizade, vivendo”.

Jota

1 comentário:

  1. MUITO OBRIGADO, mesmo, Caro Amigo.
    Abraço.
    (quanto à rosa... tem a certeza que ela andou em local limpinho? - risos)

    ResponderEliminar