quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Hobby


Um Inglesismo que entrou na nossa linguagem corrente quando simplesmente poderíamos dizer passatempo, diversão, ou laser.

A actividade de internauta é fortemente considerada um hobby para uns e um vício para outros.  Desde sempre considero-a um hobby e como todos os passatempos pode tornar-se um vício, se não é consumida com moderação. Depois está na mente e no conhecimento que cada um tem de si mesmo, regrar ou regrar-se nas suas actividades de laser e não deixar que estas se transformem em obsessões, por vezes coercitivas. Há limites para tudo, certo?

Para além de ser caloiro a escrever neste blogue, algo que me dá bastante prazer, este  hobby de internauta também me serve de ferramenta de trabalho onde realizo bastante pesquisa na procura de novos clientes e oportunidades. Aparte deste passatempo (escrever e aborrecer-vos com os meus pensamentos) (risos) (risos), há outro que me dá ainda mais gozo, fazer fotografia.

Desde sempre que adoro fazer fotografia e isso vem já dos tempos de liceu. Fotografia de todo o tipo, paisagem, retrato, cultural, casual, fotografia social, reportagem, etc, etc, etc. Com uma câmara na mão ninguém me segura e torno-me por vezes até bastante impertinente, pois adoro extrair aquelas fotografias mais simples e despreocupantes a que chamamos de “apanhados”, malgrado os puxões de orelhas que por isso vou levando de familiares e amigos. (risos) (risos)

O tempo disponível é pouco e que me permita andar a todo o momento de máquina ao pescoço, mas desde sempre o provável era escolher algo deste tipo como passatempo. Gosto de coisas práticas, palpáveis, sensíveis e que possam ser melhoradas com a demora e experiência.

Um pouco á semelhança do desafio na base da criação deste blogue, concorri o ano passado a um concurso de fotografia (também em jeito de repto de uns amigos) e não é que obtive uma recompensa? Um honroso 3º lugar. Pena o prémio não ser em moeda da CEE (risos) e sim, uma placa alusiva ao concurso com o meu nome estampado no objecto. Mas como se costuma dizer “ó pá fez-me um bem do caraças ao ego”. (risos)

Este ano fui novamente a concurso e tenho duas fotografias premiadas, um terceiro lugar a cores e um primeiro a preto e branco.  É um passatempo não uma carreira, mas uma pessoa sente-se bem com estas coisas. O meu ego agradece. (risos) (risos)

A exposição vai estar visível de 6 a 13 de Novembro na casa da cultura de Paranhos, ao Largo do Campo Lindo nº 7 portanto, visitem-na se puderem lá passar.

Ah! Depois comentem se tenho algum jeito para aquilo, mas eu acho que não. (risos) (risos)

Jota

2 comentários:

  1. Deveriamos nos dedicar mais áquilo que nos dá mais prazer e que, regra quase geral, são as das mais simples da vida. Muito por força dos "contratos sociais" a que devemos "obrigação" diária, temos cada vez menos tempo para elas, para essas "insignificancias" que nos fazem felizes sobre a "pura" forma...
    Mas, meu caro Jota, é exactamente como "diz o outro"... : É o que se leva desta vida! (sorrisos)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Que BEM, mesmo!
    Gostei do texto, gostei da leveza, gostei do hobby, gostei de descontração, gostei de o ler... E fiquei tentado em ir ver as fotos. Vamos ver se a agenda o permite. (risos)
    Abraço e... Continue, está no BOM Caminho.

    ResponderEliminar