segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Natal



O Natal representa o nascimento de Jesus.
Tem contudo gente que não sabe qual o simbolismo de certos artefactos utilizados nesta quadra, malgrado os utilizar todos os anos.

A Árvore: Interpreta a vida renovada e o nascimento de Jesus. A tradição nasce no século19 na Alemanha e as árvores eram enfeitadas com doces, frutas e papel colorido. O pinheiro simboliza a vida pelas suas folhas verdes.

Os Presentes: Representam as oferendas dos reis magos.

As Velas: São o simbolismo da boa vontade entre as pessoas.

A Estrela: Na cota ao topo do pinheiro, afigura a esperança dos três reis magos em descobrir o filho de Deus. Foi a estrela que os guiou e orientou ao estábulo onde nasceu Jesus.

O Presépio: Retrata o nascimento e o local onde nasceu Jesus.

Ao longo dos tempos foi-se modificando o sentimento Natalício. Culpa de uma vida acelerada e agitada? Culpa pelas preocupações mundanas de cada um? Culpa do nosso egoísmo? Culpa daquela hierarquia que se preocupou sempre mais com os problemas terrenos, quando a sua obrigação era preocuparem-se com os do divino. Talvez …. mas não sei!

Uma coisa se sabe, é que o que é considerado como a ocasião da boa vontade está-se esvanecendo a cada Natal que passa.
Esvanecem-se valores relacionados com a família, com a condição humana, valores de solidariedade e boa vontade e esses sim, são os importantes. Sobre este assunto, o “Natal” deveria ser todos os dias.
 
Muito mal vai uma sociedade que não trata convenientemente nem protege os seus cidadãos e principalmente, as suas crianças e os seus velhos. Basta abrir o jornal e ficamos doentes de tão débeis estacar com o que se lê.

Desde um cadáver de bebé encontrado no concelho de Oeiras ao bebé encontrado em Cascais e a recuperar em unidade hospitalar, passando pelo homem que sequestra, agride e viola ex-namorada. Do sequestro de crianças em infantário Francês, á violência doméstica na Rússia que mata uma mulher por hora. Aos mais de 150.000 que passam fome em Portugal, ás crianças que vão para a escola com fome e ao lar de idosos que fecha por falta de condições humanas. Que mundo este!

É só escolher. Todos os dias temos um prato semelhante que de tão repetitivo nos vai maltratando as entranhas e roendo os fígados. Impotentes todos comentam e lá continuamos tratando, o melhor que podemos, o nosso dia-a-dia.

E nos entrementes, anda meio mundo preocupado com a falta de açúcar e o cagaço de este ano terem um Natal, somente um pouquinho, mais amargo.


Um Santo Natal para todos.

2 comentários:

  1. Se o Jota imaginasse a falta que faz a sua escrita a tanta gente, mesmo a quem ainda não o lê...!?
    Se o Jota imaginasse o valor que lhe dará daqui a uns anos, àquilo que escreve...!
    Se o Jota PERCEBESSE que, mesmo quando nem tudo está como desejamos, há "outros valores" que se levantam, e amortecem a "dor", ensiando-nos a valorizar o que nos passava despercebido...!
    Se o Jota percebesse que, afinal, o amanhã será bem melhor, mesmo que chova, mesmo que a tempestade piore, mesmo que...!
    Pois, é isso: Obrigado, Jota.
    Porquê Obrigado?!? Não me diga que está assim tão distraído! (sorrisos amarelos)
    Obrigado por se revelar e nos fazer revelarmo-nos, com as suas palavras, pensamentos, opiniões...
    A isto, caro Amigo, chama-se "dar-me razão", quando lhe disse para deixar de brincar aos "Facebook's" e juntar-se aos que valorizam as palvras, mesmo quando podem estar mais "perras", o que não parece ser o caso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. FM, se há alguem que tem de agradecer, então esse sou eu.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar