quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Estou Zen


Acordei esta manhã num perfeito estado Zen.
Os culpados deste meu estado de espírito foram alguns amigos com quem jantei ontem à noite. Durante umas horas consegui relaxar em pleno, mas acho que também tem muito a ver com a noite especial que se aproxima.

A noite de Natal tem para mim um sentimento exclusivo.
Adoro passa-lo na companhia de familiares ou amigos, de gente que me diga algo e a quem eu diga algo. Não é possível por diversos motivos, mas é a noite em que gostaria especialmente de ter junto a mim todos aqueles que, incondicionalmente e de alguma forma, me querem e a quem eu quero bem.

Recordo sempre nessa noite aqueles que queria e gostaria de ter ao meu lado e já não podem, infelizmente, estar presentes; regresso por alguns momentos à minha infância e daí até hoje recordo o melhor dos 49 Natais que já passaram; por momentos fico sempre nostálgico e vem-me sempre aquela lágrima ao canto do olho, para logo de seguida viver, em pleno, essa noite que considero mágica.

Claro que essa magia foi construída, é instrumento das nossas memórias e fruto dos bons e grandiosos momentos passados noutros tempos na mesma quadra. Recordar pode ser melancólico, mas recordar também é viver e prefiro recordar a não viver.

As relações entre pessoas são difíceis de gerir. Por vezes, nesta ocasião, podem levar ao reavivar de situações mais complicadas e menos harmoniosas e condizentes com o sentimento do Natal. São resultado de relacionamentos mal tratados e resolvidos. Família não se escolhe, herda-se ao primeiro sopro, mas é sempre muito melhor ter a que se tem, a não se ter nenhuma. Se for esse o caso lembrem-se:

- De manter uma disposição positiva e que estar mal-humorado em nada ajuda;

- Os ponteiros do relógio não vão acelerar por estar mal-humorado portanto, tentem divertir-se;

- Ajude nos afazeres dessa noite e estar ocupado e assistir o banqueteador, vai ajudar a vossa imagem e a forma como os outros o vêem;

- Stressados? Vão por momentos espraiar e tentem relaxar;

- Contam-se sempre histórias e situações de riso passadas noutros Natais. Participem;

- Se ao cair da noite começar a cair um ambiente monótono, dêem ideias para ocupar o tempo de todos aqueles que estão ao seu redor. Um jogo de cartas, ou qualquer outra actividade ocupacional, resulta;

- Se estiverem com coragem para se tornarem ainda mais radicais, façam de Pai Natal. Mesmo sem a vestidura, qualquer um pode tornar-se Pai Natal.

- Realcem o espírito de Natal naqueles que estão consigo e tentem rir e desfrutar.

Tenham um excelente Natal! Eu Vou fazer por isso!

5 comentários:

  1. Também acordei nesse estado Zen embora ontem só tenha bebido coca cola! (gargalhadas) Mas talvez seja como dizes... O espirito Natalicio começa a ocupar o seu lugar no nosso corpo. E ainda bem!
    Um excelente Natal para ti e para toda a tua familia, Jota. Divirtam-se e sejam Felizes!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Helder, comecei no tinto, passei a branco e terminei a "Famous Grouse". Contudo, nem um palito tinha no manómetro (risos).
    Feliz Natal para vocês e lembra-te que esta é uma boa altura para aumentar a prole.(risos)(risos)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei da receita... E GOSTO TANTO do Natal, apesar das FALTAS... O do ano passado foi TRISTE... ao longo de várias semanas... Melhorou no dia, graças ao Anjo.
    Este ano, espero e desejo conseguir Ser e Ter mais NATAL.
    Também gosto, e muito, especialmente do Bacalhau que não "suporto" noutras alturas do ano... (risos)
    Obrigado por TANTO, Jota.
    Abraço e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. Faltam Post! Onde pára a escrita?!? (sorrisos)
    Abraço.

    ResponderEliminar