quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aquele sorriso especial


Café Canário, onde tomo, sempre que me é possível, o primeiro cimbalino da manhã.
Aí, conto já quase doze anos como cliente e todos os dias, mudo de porte.

Chego e digo “bom-dia” a despregados decibéis; ou finjo estar muito mal-humorado e reclamo do café mesmo antes de este estar na mesa; ou entro e olho para tudo sem nada verbalizar para acabar por sair um “bom-dia” entre dentes; há dias em que peço uma torrada e reclamo para que essa seja milimetricamente aparada, sob ameaça de escrever no livro de reclamações; ou até mesmo, protesto por a máquina de tabaco encravar as moedas; ou então apareço com um sorriso de orelha a orelha. Todos os dias uma postura diferente.

Claro que é tudo por brincadeira e passa-se com a cumplicidade das donas do estabelecimento. Para nosso espanto a reacção das pessoas é estranha. Quer dizer… não é, pois a maioria das pessoas não reage ao cumprimento, não olha, não ri, não comenta, não se passa nada!
Não…, não é por estarem com sono pois a experiência já foi feita a outras horas do dia, ou da tarde, mas de facto isso preocupa-me.

Também me preocupa bastante outros contactos entre estranhos e que demora um “iat” de tempo. São os contactos de pessoas nos elevadores.
Devia ser obrigatório haver um manual, uma tábua de mandamentos, um código escrito de conduta, sei lá … qualquer coisa …, que vinculasse os utilizadores dos ascensores.

Por exemplo, entro num elevador lotado e educadamente digo “boa-tarde”.
Resposta: “humm”; ou “cof, cof” (alguém tossindo); ou um olhar de obliquidade; ou mesmo colocar-se de lado de modo a não me encarar; ou olham para os números indicadores dos andares que vão subindo ou descendo,  quiçá na esperança que a velocidade aumente subitamente; ou até mesmo olharem de soslaio, como se fosse eu o mal-educado. Enfim, tem de tudo e é raro o cavalheiro, ou a dama,  que respondam ao cumprimento da mesma forma em que o meu foi articulado. É mesmo muito, muito raro...!!!

Ou então…, fila de supermercado Pingo Doce no Velásquez, tudo á espera! Chega alguém com meia dúzia de volumes, ou então com o carrinho de compras cheio até ao “tejadilho”, devagarinho…, devagarinho…, na tentativa de se meter á frente de toda a gente. E são muito frequentes estas situações.
“Vai-me desculpar… mas o senhor (a), tem de ir para a “bicha”.
Resposta: “ah!!! (olhando em redor) Sabe…, estou com um bocadinho de pressa! (olhando as reacções) …pensei que a fila fosse para a outra caixa!
Pensamento: “Ouve lá ó animal… estás a fazer-me (nos) de parvo (s), não???? Vê se te enxergas!!!”

Estranho este tipo de atitudes, não é...???
Saberão eles que è mais fácil sorrir pois só se utiliza 28 dos músculos do rosto e que para franzir a testa se usa 32???
Saberão que durante a comunicação entre pessoas 10% das mensagens são efectuadas pelo uso de palavras, 40% pelo tom de voz e 50% pelos gestos e postura???
E saberão o que é ter educação, civismo, atitude social, usar os bons costumes…? Saberão o que é tudo isso???

Preocupa-me saber que, se por um lado cada vez mais cada um trata do seu umbigo e sizudamente cada vez menos se importa com os que o rodeiam, tentando cada vez mais no dia-a-dia saltar por cima do vizinho de qualquer maneira e feitio não olhando a meios para atingir objectivos, por outro lado preocupa-me tambem saber que existe nessa gente uma grandessíssima dose de falta de educação e civísmo.

Tem alturas em que me apetece dizer bem alto, ( -------------)!!!
Mas não…, limito-me a fazer aquele sorriso especial em retribuição pela forma como essa "gente" vê os outros.

4 comentários:

  1. Brilhante!
    Digno, mesmo, de integrar a coluna de um Jornal de grande expressão. Para quê? Para ver se as pessoas acordam, de vez!
    Quem bem lhe fica a escrita...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostei Verdade Verdadeira xD
    Fred Satori Silveira aka Miguel lol

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras do FM. Muito bom, mesmo. Ah! E essa de que "90% daquilo que dizemos não nos sai pela boca", é realmente surpreendente! (risos)
    Abraço, Jota!

    ResponderEliminar
  4. BBBBBBBBBOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMM DDDDDDDDDDDIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAAAAA.....!!!!!!

    ResponderEliminar