quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Políricos


Hoje deu-me para inventar palavras.
Porventura a moda pega e ainda vamos ter um novo acordo ortográfico. Por falar nisso, ortográfico, agora leva acento ou não? Bem…, deixem para lá!

Inventei uma palavra que me veio á “caneca” depois de ler o blogue do FM.
A palavra é, “POLÍRICOS” e o significado da mesma (á moda de uma muito antiga série humorística brasileira) é, a junção de um político, com um lírico.

Se pensarem bem, tem tudo a ver.
Basta fitar o telejornal de qualquer dos canais televisivos, ou ouvir a rádio como fez o FM, e vemos políticos a debitar matéria e a dizer-nos que vão mudar o mundo, á boa maneira de um político.
Depois, Lírico porque por definição, a palavra é indicada para descrever gente subjectiva.
Seguidamente, “polírico” ou “políricos” até soa bem.

Dependendo do ponto de vista podemos ajustar como quisermos, e a julgar pelas imagens nas TV(s), poderíamos conciliar as duas palavras, políticos e líricos, sem o mínimo problema quanto ao seu significado, adjuvando-lhe ainda uma pitada de  “telenovela” (brasileira) ou “peixeirada” (á boa moda do nosso bolhão).

Gosto especialmente de ver e divirto-me imenso com caricaturas, logo eu que gosto de circo e em especial dos palhaços. Bem melhor que um bilhete de cinema em sessão de humor. É verdade!!! Devem pensar que eu estou a brincar, mas nunca viram aquela comédia…? Aquilo é nota máxima.

Fico deveras um pouco preocupado quando vejo.
Tenho medo até que uma coisinha má aconteça em canal aberto. Um homem que não respira enquanto fala? É que é um caudal de palavras. Impressionante!!!
É de tal forma que até controlei tempos sem respirar, enquanto se exercia o débito de palavras. Á pois é…, fielmente 11 segundos…, deve ser recorde!!!!

Mas outra coisa que me preocupa.
Não tenho visto a minha Maria e ela não perde pitada, mas tem aparecido pouco e até já me informei se tinha tido algum resfriado…, ou assim…, mas parece que não.
As mulheres pensam sempre na forma de engordar os esposos que andam muito magriços. Melhor ainda que quando entra um dinheirito com a venda de papel, de certeza não falta comidinha na mesa.

Mas tem coisas que não gosto.
Jamais me apresentaria em directo com a barba por fazer. Não sei…, acho que não fica bem! Imaginem que eu tinha pelo menos 3 ou 4 reformas pagas pela SS, alguém tinha de me avisar para tratar mais a imagem.
Podia ser alegre e poético, aparecer assim na TBê, com a barba por fazer, mas não fica bem.

Lembrei-me agora que quando fizer anos convido-vos para uma festa enorme lá para os lados da Atalaia.
Mas vou dar o exemplo. Barbinha feita, fatinho…! Ah pois é…!
Embora… mastigue um pouquinho as palavras e a cassete não ser já a mesma.
O avanço da tecnologia tem destas coisas, repensa-se muito depois fica-se com a aparelhagem igual á do vizinho. Conclusão, o som é igual.
Não pode…! Há que mostrar a diferença mesmo sem muro a separar do vizinho.

Mas felizmente ando bem de saúde.
Depois há fases em que estamos mais ou menos nobre. Tem outras em que estamos mais ou menos defensor de tudo e todos. Só que por vezes também já não sabemos o que dizer e fazer para cativar mais amigos. É a vida!

Ah…! Com isto tudo esqueci-me.
Que lhe parece então a tal palavrita? “POLÍRICOS”!
Vale a pensa pensar nisto. Depois digam-me o que pensam.

1 comentário:

  1. Muito Interessante, e "abrangente",claro! (risos)
    Abraço e Continue. A escrita faz-lhe BEM.

    ResponderEliminar