terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Orgulhoso Português


Boa noite. Peço desculpa por falar em Português, mas sou um orgulhoso Português”.

Finalmente alguém (figura pública) que pensa como eu, “ser orgulhosamente Português” e não tem vergonha de o dizer em público, em Português, a milhões de pessoas.

José Mário dos Santos Mourinho Félix, vulgo conhecido por “Special One”.

Mais do que o ter ganho o prémio de melhor treinador mundial do ano (mesmo que não ganhasse, já sabíamos que o era), valeu mais que tudo, o início da sua intervenção.
Sem preconceitos, sem decremento, curto, conciso e consistente, senhor do seu papel, aclamando o nome…, “Português" em Português.

Somos descendentes de Celtas, Romanos, Visigodos e Iberos.
Navegamos por todo o mundo e o dividimos em dois.
Chegamos á América primeiro que os nossos vizinhos, conforme comprova o marco quinhentista no museu de Massachusetts, e com data anterior á da chegada dos Espanhóis. Somos das mais antigas nações da Europa e para ela muito contribuimos já, ao longo das eras.

Não temos de ser diminuídos e subservientes aos olhos da Europa e do mundo.
Temos sim de mostrar que somos organizados, inteligentes, destemidos e empreendedores, tão bons ou melhores que os melhores. Que temos gente capaz!
Não…, não sou, nunca fui, nem nunca serei, xenófobo.
Sou, sempre fui e sempre serei, um “orgulhoso Português”, e nesse tema, tenho o ego do tamanho do universo.

Sim, é verdade que temos um presente de caca, que o nosso nome nacional anda pelas ruas da amargura (financeiramente falando), mas todos sabemos porquê e que a culpa é nossa, em grande parte, pela situação actual!
Sim, culpa do nosso eterno feitio do “deixa andar que isto há-de mudar”; do “deixa arder a casa do vizinho”, enquanto que fechamos a nossa janela para que não entre o fumo; do “enquanto não for comigo que se dane”; do “sou uma nação triste e deprimida”; do “a culpa é deles que são maiores que nós”.
Já chega!!!

Temos o dia de Portugal e bem, mas este dia 10 de Janeiro de 2011, deveria ficar marcado e bem gravado na mente de todos nós como sendo o dia do, “orgulhoso Português”.
O dia em que alguém teve a coragem de, sem preconceitos e vassalagem, dizer a milhões:

Orgulhoso Português!

Obrigado José Mourinho.

1 comentário:

  1. Que BOM haver quem pensa e escreve o que pensa.
    FAZ BEM, FEZ BEM.
    Concordo com cala palavra, ou melhor, com cada letra.
    Inclusive na questão de "fehar a janela por causa do fumo do vizinho"...
    Abraço e Obrigado.

    ResponderEliminar