terça-feira, 26 de julho de 2011

Pessoas Grandes que têm sempre tempo

Hoje é aquele dia em que á semelhança do que se passa noutros idênticos, dia do Pai, dia da Mãe…, lembro aqueles que me eram muito queridos…, os meus Avós.

Não que não me lembre amiúde e quase diariamente de todos eles, em especial do meu Pai e da minha Mãe muito em especial,…mas também dos Avós, e de uma tia querida…ah…que saudade da minha tia Margarida…, mas hoje em particular recordo aquela maneira de ser tão especial e a forma tão peculiar com que me tratavam os meus Avós, principalmente a minha Avó materna e o meu Avô paterno.

Infelizmente fiquei muito cedo sem eles, os meus Avós, mas mesmo assim marcaram-me profundamente a memória e o meu ser. Mais tarde, já grandote e namoradeiro tomei, como meus, os Avós da mulher que elegi para passar a eternidade a meu lado.

Saudade imensa que tenho daqueles velhotes que desde o início me adoptaram como seu neto de verdade. E o quanto aprendi da vivência com o Avô Artur e a Avó Margarida, e como enchia a casa quando eles estavam presentes, e como era bonito vê-los juntos, e sempre a quezilarem um com o outro…,e como me divertia com eles…e…

Vem-me uma nostalgia enorme desses tempos, não porque eu mesmo um dia hei-de ser Avô e se Deus quiser, o mais babado de todos, mas porque só a presença deles era segurança, experiência, pilar familiar, palco de repouso, de paciência, mural de compreensão e por vezes de lamentação, a garantia de que se houve um passado também haverá um futuro.

Os avós sempre vêem os netos como meninos. Mesmo que com 50 anos, para os Avós somos sempre meninos. E que bom que é ser menino, quando se é adulto, por se ter os Avós presentes.

O amor deles é sempre incondicional e desprovido de interesse. São uma árvore desgastada pelo tempo que dá a melhor das sombras, no meio de um descampado, são um oásis quando aparece o deserto na vida, são os que dão sem pedir nada em troca.

Todos nós somos a extensão dos nossos Avós e lembrem-se que sem a sua existência, nós não existiríamos.

Hoje, dia dos Avós, façam um favor a vós mesmo.
Vão visitar os vossos Avós, nem que seja por 5 minutos e digam-lhes, “obrigado por serem meus Avós”.

A meu ver, a definição que melhor enquadra na perfeição e que melhor define a palavra Avós é

“Pessoas grandes que têm sempre tempo”

Sem comentários:

Enviar um comentário