quinta-feira, 11 de abril de 2013


Constança Cunha e Sá acusa o Governo de se juntar à troika para «atacar o Estado de Direito»

Por: Redacção / AR    |   2013-04-10 23:45

Um dia depois de ser conhecido o despacho de Vítor Gaspar que congela toda a despesa do Estado, a atualidade continua dominada pela decisão do ministro das Finanças. Para Constança Cunha e Sá, o despacho de Vítor Gaspar é «uma vingança» do Governo depois de conhecer a decisão do Tribunal Constitucional (TC). A comentadora acusou, na 
TVI24, quem está no Governo de ser «perigoso» e «capaz de tudo» e de se juntar à troika contra os portugueses e contra o Estado de Direito.


«Esta gente que está no Governo é uma gente perigosa e capaz de tudo. Porque este despacho não cai do céu: isto inclui-se numa estratégia de vitimização, de chantagem e de vingança que tem sido realizada desde sábado. Sábado, quando se conheceu a decisão do Tribunal Constitucional, nós vimos um discurso do primeiro-ministro em que o estilo que imperava era o de vingança em relação ao TC e vingança em relação aos portugueses também», referiu Constança Cunha e Sá.


No espaço de análise nas «Notícias às 21:00», a comentadora alertou que a troika e o Governo português estão a atacar o Estado de Direito.


«Viu-se os parceiros europeus, a troika toda, a atirar-se à decisão do TC. (...) E nós, em vez de vermos o Governo português defender a existência de um Estado de Direito em Portugal perante a troika, aquilo a que assistimos nesse momento foi exatamente a troika, com o Governo português, a atacar o Estado de Direito em Portugal. É normal que se discorde da decisão do TC, agora a decisão do TC é para cumprir porque uma Democracia fundamenta-se no voto e no primado da Lei. Se o primeiro-ministro não percebe isso, não percebo em que país é que vive», criticou.


Para Constança Cunha e Sá, o «facto do ministro das Finanças vir agora com este despacho, depois de ter tido o descaramento de dizer que não tinha um plano B para o chumbo do TC, mostra uma total irresponsabilidade».
 

«Mas nós estamos entregues a loucos?! É a única pergunta que eu faço: é se nos estamos entregues a loucos?! Porque a decisão não é do TC. A decisão é do Governo que decidiu insistir em normas que já tinham sido consideradas inconstitucionais o ano passado. A decisão vem do Governo. É o Governo que tinha de estar preparado para o chumbo do TC. O despacho representa um discurso de vingança e de punição em relação aos portugueses e em relação ao TC. Este Governo juntou-se à troika contra os portugueses e contra o Estado de Direito», reiterou.


Fonte: TVI24
http://www.tvi24.iol.pt/politica/constanca--opiniao-chumbo-oe-2013-vitor-gaspar-tvi24/1438438-4072.html

Sem comentários:

Enviar um comentário